As Lendas

Lendas recolhidas












A Lenda Escolhida

A lenda das amendoeiras em flor



















 A lenda das amendoeiras em flor

Há muito, muito tempo, um rei mouro andou em grandes lutas por terras do Norte, onde havia muita neve. Dessas lutas trouxe consigo prisioneiros e escravos. Entre eles, veio uma jovem de olhos azuis, alta, cabelo cor de ouro, pele brilhante e muito bela. Parecia uma rainha. O rei mouro ao ver esta jovem ficou maravilhado e apaixonou-se por ela. De imediato, mandou-a libertar e ordenou que ninguém lhe fizesse mal.
Um dia o rei encontrou a jovem a fazer os preparativos para regressar à sua terra. Perguntou-lhe porque é que ela ia partir. Esta disse-lhe que estava com saudades do manto de neve que cobria a paisagem da sua terra. O rei ficou preocupado pois não conseguia viver sem ela. Então, pediu-a em casamento e esta agradeceu com um lindo sorriso.
O rei mandou preparar uma grande festa. Houve muita felicidade durante vários dias. No último dia, num certo momento, reparou que a sua esposa tinha desaparecido.
Por ordem do rei, procuraram a princesa por toda a parte e encontraram-na numa cama, quase morta e a chorar.
Um poeta, vindo das terras do Norte, disse ao rei que sabia como curar a sua amada e ele deixou-o falar com ela. No encontro com a princesa, o velho poeta falou-lhe das saudades que ambos sentiam das suas terras e a princesa voltou a sorrir.
O poeta aconselhou o rei a plantar muitas amendoeiras para que as suas flores brancas dessem à princesa a ilusão de ver a neve.
O rei cumpriu o que tinha sido sugerido pelo velho poeta. Mais tarde, fazendo - se acompanhar pela princesa, observaram  os campos pela janela.
A princesa ficou fascinada com o que viu, exclamando que era neve.
Ela agradeceu com um belo sorriso e juraram amor eterno.
Os dois estavam felizes e nos campos reinavam amendoeiras em flor dando à princesa a ilusão de estar na sua terra natal.





















                    A lenda das amendoeiras em flor - um teatro de fantoches









  

Trabalho dos pais e alunos do 3º ano da turma H, do Centro Escolar Visconde de S. Gião.

Sem comentários:

Enviar um comentário