Tradições

Recolha de tradições

A tradição escolhida

“ O Dia da Espiga”

O Dia da Espiga ou Quinta-feira da Ascensão festeja-se quarenta dias depois da Páscoa.
Neste dia é tradição fazer piqueniques no campo e apanhar a espiga.
A espiga é um ramo composto por um malmequer, uma papoila, um raminho de oliveira e uma espiga de trigo. As flores (malmequer e papoila) simbolizam a alegria; o raminho de oliveira representa o azeite, a luz e a paz; a espiga de trigo significa o pão.
A espiga depois de apanhada é colocada atrás da porta durante um ano, até à sua substituição porque se acredita que o sustento, a paz e a alegria no lar podem depender da sua simbologia.
No concelho de Torres Novas, este dia é Feriado Municipal. Antigamente, os campos eram abençoados para serem férteis todo o ano. O leite dos animais não era coalhado para o fabrico do queijo e era oferecido à população, havendo a tradição de confecionar arroz-doce. Este era um dia marcante e culturalmente rico (com danças, cantares e jogos tradicionais) permitindo o convívio entre as diferentes gerações.





                                                                            

       Era na quinta-feira de Ascensão, dia da apanha da espiga em família, que se transmitiam vivências, jogos, brincadeiras... de outros tempos....


Maria Papoila era a boneca construída pelas avós dos nossos alunos, chegando a haver concursos para ver quem construía a maior e mais bonita.

O Jogo do galo galinha ou pintainho, era noutros tempos uma grande diversão e animação da pequenada.... apanhavam os botões da papoila e iam perguntando se era galo, galinha ou pintainho, chegando também a realizar concursos entre si com pontuação.



Ao abrir o botão se era vermelho representava o galo. Rosa a galinha e branco o pintainho.






Sem comentários:

Enviar um comentário